Utilize a Internet das Coisas e crie um ambiente mais produtivo na sua indústria

Utilize a Internet das Coisas e crie um ambiente mais produtivo na sua indústria

As indústrias vêm intensificando sua busca por melhorias constantes e soluções que trarão otimização para a sua produtividade, como parte de suas estratégias de crescimento. Nesse sentido, estamos no curso de uma nova revolução: A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT). É considerada a nova revolução industrial, sendo a revolução das máquinas. Com a Internet das Coisas, Máquinas e Máquinas se conectam e interagem entre si, e com seus operadores humanos. Isto ocorre através de dispositivos e sensores, com o objetivo de tornarem mais eficientes as rotinas de produção. Desta forma, a Internet das Coisas pode ajudar as indústrias a reconstruir a competitividade.

Um estudo apresentado pelo Business Insider – The Internet of Things 2015 Report, evidencia que a automação fabril foi um dos setores que mais aumentou a comunicação Máquina a Máquina (M2M) de 2013 para 2014, tendo um crescimento relevante de 204%. A projeção é que até 2020, no mundo todo, as Fábricas Inteligentes invistam US$3 bilhões, em 11.2 bilhões de equipamentos com Internet das Coisas para suas linhas de produção. A tendência é que máquinas inteligentes automatizarão tarefas repetitivas, direcionando os colaboradores para realizarem trabalhos mais criativos.

Consciente desta revolução, a Imply® Tecnologia Eletrônica vem investindo em P&D com o objetivo de ajudar as Fábricas Inteligentes a absorverem o poder da IoT e integrarem inovações às suas plantas industriais, aproveitando estas oportunidades de forma decisiva. Uma das soluções inteligentes desenvolvidas pela Imply® são os Painéis Informativos de Produção. Eles estimulam o maior controle e produtividade para unidades fabris, disponibilizando informações sobre a produção em tempo real.

Painéis customizados

A Imply® já desenvolveu Painéis de Produção customizados para a Honda Motors, John Deere, Têxtil Hering, Calçados Bibi, Tecelagem Takata, Coopatrigo, Editora Gazeta do Sul, entre outras empresas não menos importantes. O fornecimento de dados aos Painéis é feito automaticamente através de sensores. A partir deles, cada Painel informa o total de peças produzidas, meta de produção (total, por hora, por turno, diária ou mensal), diferença entre a meta e a produção atual, e demais dados, conforme a necessidade de cada empresa. Assim, a tecnologia permite medir a produtividade e aumentar sua eficiência.

Recentemente a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu para a Imply® o Chip ZR16LP08, pioneiro microcontrolador de baixo consumo. Foi desenvolvido já em lote de engenharia e produção comercial, conforme explica João Baptista Martins, professor e pesquisador da UFSM. “O Brasil é um país importador de chips com alto valor agregado”. Nesse sentido, este chip, produzido com inteligência brasileira, poderá incorporar programações diversas, o que permitirá ser utilizado para inúmeras aplicações. O chip possui medidas de 3 milímetros por 2 milímetros em um circuito integrado de 1 centímetro. A Imply® já trabalha em mais projetos para utilização do dispositivo.

 

Que solução podemos criar para você?