Athletico estuda implementar reconhecimento facial na Ligga Arena
Mais um clube brasileiro deve adotar o reconhecimento facial em seu estádio: o Athletico Paranaense. As conversas estão avançadas com a Imply, líder no fornecimento de tecnologias para clubes de futebol, estádios e arenas no Brasil.
A Parceria entre Imply e Athletico iniciou em 2014, conforme descreve Elmar Trovão, Diretor de Tecnologia e Inovação do Club Athletico Paranaense: “O Athletico Paranaense tem uma parceria de longa data com a ElevenTickets Imply. O sistema de ticketing e controle de acessos é robusto, e nos dá segurança, informação e agilidade. E em eventos com mais de quarenta mil pessoas, a gente precisa de agilidade. Outro diferencial é a nossa proximidade com a equipe técnica e de desenvolvimento, de forma que temos um trabalho em conjunto onde conseguimos criar soluções.”
Em 2017, o Athletico foi pioneiro no país ao adotar a biometria em 100% do estádio, também em parceria com a Imply. “Hoje na Ligga Arena temos a biometria digital em todo o estádio. Fomos pioneiros dessa tecnologia no Brasil, e agora chegou o momento de evoluir. Essa evolução natural é a biometria facial”, explica Elmar Trovão.
Agora, a avançada tecnologia de identificação do reconhecimento facial deverá modernizar a segurança e as experiências na Ligga Arena, analisa Elmar Trovão: “O Club Athletico Paranaense é reconhecido como um clube inovador e arrojado. Temos uma Arena tecnológica, a única com teto retrátil na América Latina, que proporciona comodidade para o público, independente de condições climáticas. Além disso, temos um sistema de CFTV com inteligência artificial, que será integrado com o novo sistema de controle de acesso de tecnologia facial que vamos implementar junto com a Imply. Temos toda essa tecnologia embarcada para dar o maior conforto para o torcedor que visita a Ligga Arena.”
O novo serviço vai contar com tecnologias inovadoras do sistema de reconhecimento facial, a fim de facilitar a entrada dos sócios e torcedores. A validação dos acessos do público terá os recursos de reconhecimento facial, biometria, NFC, bluetooth, RFID e código de barras 1D e 2D (QR Code).
Além da segurança e agilidade, o reconhecimento facial deverá proporcionar maior facilidade aos torcedores. “Com a biometria atual, o torcedor precisa se dirigir até a Ligga Arena para fazer o cadastro da digital. Em parceria com a Imply pensamos em todas as formas para que o cadastro da face seja feito de forma remota e segura, proporcionando maior conforto ao torcedor”, esclarece.
A novidade deverá ser implementada nos próximos meses, de forma escalonada. “Vamos iniciar com as torcidas visitantes, seguindo para o setor da torcida organizada. Após, vamos estender para todo o estádio”, complementa Elmar Trovão.